quarta-feira, 1 de junho de 2011

A diferença entre ser deputado e ser presidente

A vida de parlamentar não é um passeio. Muitos pensam que nossa atuação resume-se em fazer leis e fiscalizar o legislativo, mas não são só estas tarefas que possuímos. O deputado, além de representar a parte da sociedade que o elegeu também precisa cumprir suas tarefas administrativas na condução da Assembléia Legislativa.

Desta forma, tive a honra de ser eleito para a presidência da ALEPA em um momento muito importante para a história do Pará. Longe de construir políticas só para os aliados ou os que tenho afinidade ideológica, preciso conduzir a casa de forma harmônica e democrática. Para cumprir bem esta tarefa,preciso, para além de meus objetivos eleitorais ou questões familiares estar à disposição dos meus pares para que a casa avance para obter cada vez mais credibilidade junto à população.

Portanto, como parlamentar utilizo livremente meu mandato para falar sobre as coisas que acho importante à sociedade mas devo ter em foco que a posição que ocupo me condiciona a tentar construir consensos.Enfim, a tarefa de ser presidente da casa legislativa mais alta do Pará, me traz responsabilidades.

Uma delas é, apesar de fazer parte do partido do Governador, não deixar que a Assembléia passe a ser um espaço seguidista, ou seja, é necessário construir independência. Como deputado, minha principal responsabilidade é construir condições para que o projeto político que conseguimos eleger tenha êxito, portanto, meu mandato e minha função na presidência da casa são complementares, mas diferentes.

Um comentário:

  1. O gênio de Haia, RUI BARBOSA, ensinou-nos:

    "(...) não há nada menos nobre e aplausível que agenciar uma reputação malignamente obtida em prejuízo da verdadeira inteligência dos textos legais."

    No dia de hoje, 1º de junho de 2011, ocorre o aniversário de 04 (quatro) meses da sua eleição e posse na Presidência do Poder Legislativo, instituição que reflete as pulsações da vida paraense, em todos os seus graus.

    Por seus objetivos, pela missão histórica de que é investida, a Assembleia Legislativa está muito sensível à inquietação, de larga dimensão, a que está exposta pelo triste escândalo a que está submergida, amplamente divulgado pela Imprensa e apurado pelo Ministério Público do Estado; Ministério Público do Trabalho; Ministério Público Federal; Receita Federal; Tribunal de Contas do Estado; Polícia Civil e Polícia Federal.

    Parafraseando o saudoso Mestre DANIEL COELHO DE SOUZA afirma-se que a experiência do sofrimento faz parte da integridade e da sabedoria daqueles que a providência divina destinou à missão de honrar o engrandecimento de uma Instituição, como seguro timoneiro dos encargos a que foi chamado a desempenhar e cujo cumprimento do dever sustenta-se na legitimação dos primados da moralidade, legalidade e honestidade.

    Chamado a comandar o respeito, Vossa Excelência haverá de inspirar a confiança. Nesses quatro meses de gestão, pra concretização desse fim, tem se conduzido com entusiástica abnegação.

    Que a gestão continue o empenho já iniciado, inspirado no amor à dignificação da causa pública, porque é o meio disponível para amenizar a desastrosa exposição escandalosa que aflige a Assembleia Legislativa do Pará.

    Então, tem-se que a atividade é árdua, porque árduas são todas as tarefas que as pessoas têm a cumprir, quando se cumprem de boa fé, com ética e probidade.

    Que se cumpra logo a transição do momento atual para o momento ético-político-administrativo. Do contrário, a passividade poderá tomar conta da Instituição, levando-a à impotência objetiva, ao não cumprimento da sua função ética, política, administrativa e dos objetivos que lhe foram postos pela Constituição. Esse tipo de comportamento passivo-impotente poderá acarretar a perda de legitimidade, de sustentação social, e levar ao retrocesso da atuação institucional.

    Senhor Presidente, que a gestão continue promissora de bom senso e bondade, além da consciência de que o Poder Legislativo não é um "frio braço do Estado".

    Dê, como tem afirmado reiteradas vezes, todo apoio a seus pares em suas justas, legítimas e legais reivindicações, proporcionando-lhes os meios necessários e disponíveis para que possam, sem extenuações, continuar garantindo o normal funcionamento da Instituição.

    Não se esqueça dos servidores, sem distinção de cargos, que colaboram, com amor à Instituição, de modo tão eficiente e responsável para a regularidade dos serviços dessa Casa Legislativa, operando de maneira honesta e eficaz, com o pensamento voltado para a causa a que servem. O servidor não lhe pede favores pessoais, mas, o respeito ao mérito de cada um, e que Vossa Excelência saiba distingui-los sem desamor. Que haja empenho para lhes proporcionar meios de aperfeiçoamento através de cursos instituídos pela Escola do Legislativo, a fim de que possam corresponder satisfatoriamente aos impulsos e às tarefas que lhe forem reclamadas. Dentro das possibilidades orçamentárias, melhorar o conforto individual que por certo ensejará melhor produtividade.

    Parabéns pelo dia de hoje (aniversário de 04 meses da gestão MANOEL PIONEIRO)!

    RUFINO.

    ResponderExcluir