domingo, 12 de junho de 2011

Festividade do Divino Espírito Santo em Moju

A Festividade do divino espírito santo é o evento mais tradicional dos eventos de Moju. Este ano completou 257 anos de história do círio mojuense, de fé do povo católico.É um dos círios mais tradicionais do Estado do Pará,e o mais antigo.O Círio fluvial do município de Moju, aconteceu no sábado (11) saindo da foz do rio Jambuaçu em direção à sede do Município.
Como acontece tradicionalmente, toda a população se uniu tanto as que moram no alto do Rio Moju,quanto as que moram no baixo.São duas procissões de lados opostos que se encontram na cidade referendando o Divino através de duas coroas:uma do Pai e outra do Filho. Ao chegar na cidade a população ,que aguardava no porto,seguiu em procissão até aIgreja do Divino encerrando com a celebração da missa. Cerca de 4 mil pessoas acompanharam o trajeto.
A Festividade é uma das mais importantes da Igreja Católica e,da cidade de Moju,celebra a descida do Espírito Santo sobre os discípulos de Jesus no dia de Pentecostes.De acordo com o calendário religioso a festividade acontece tradicionalmente 50 dias após a Páscoa.

A representatividade do Divino que é uma coroa, a chamada Coroa do Divino, é a grande diferença deste evento para outros municípios.Não existe uma imagem como o tradicional das igrejas católicas. Segundo o prefeito da Cidade Iran Lima “isso traz até um respeito do povo evangélico pois não se vê enfrentamento com os católicos.O Divino Espírito Santo é respeitado em qualquer segmento do cristianismo como uma coisa maior.”

A convite da deputada Nilma Lima (PMDB), o deputado Manoel Pioneiro prestigiou o evento religioso."Foi um grande evento para nossas pessoas, sobretudo as que são religiosas e procuram renovar sua fé. Pra nós é muito importante porque estamos vivendo em um mundo sem solidariedade,sem amor,sem a paz. Cada oportunidade de cultivar a renovação da fé cristã é muito importante.Portanto, nós estamos nesse momento prestigiando a nossa amiga deputada Nilma Lima, que é a parlamentar representante do município, e esposa do nosso prefeito Iran Lima. Estou feliz e quero dizer a todos que rogamos sempre com Deus para que haja muita saúde ,muita paz e principalmente solidariedade entre povos",declarou.


O prefeito de Moju Iran Lima ficou muito satisfeito com a presença do presidente Manoel Pioneiro."Pioneiro é o chefe do Legislativo que mais se aproximou do nosso município,na presidência vem fazendo uma boa relação porque é um parlamentar muito ligado ao povo do interior e procura atender todos os municípios do Estado do Pará.A alepa também através da deputada Nilma Lima se aproxima cada vez mais.

Folia do Divino

30 dias antes da festividade acontece a Folia do Divino.Trata-se de um grupo de pessoas, religioso ou não, que sai de porta em porta, levando à frente uma bandeira e através de orações solicitam contribuições para os festejos do dia votivo. Tambor,chapéis enfeitados e roupas personalizadas também fazem parte da folia do Divino Espírito Santo.

Leilão

À noite ,em frente à paróquia da cidade, realiza-se um leilão de prendas arrecadadas.

2 comentários:

  1. Estive na festa e tirei uma foto com o senhor meu nome é Edelena... Nó conhecemos e mesmo depois de muito tempo se lembrou de mim.. Fiquei muito feliz.. Coloque a nossa foto ai no blog rsrs.. Um grande abraço e obrigada por ter ido na festa..

    ResponderExcluir
  2. Legal sua atitude de comparecer em eventos que muitos políticos só dào importância na vespera de eleição. Parabéns.. Deputado e quando os enhor avi assinar a CPI?

    ResponderExcluir