terça-feira, 28 de junho de 2011

Sessão Especial sobre a Lei Kandir,tema muito importante para a sociedade

Nesta segunda-feira(28) no auditório João Batista da Alepa, presidi a Sessão Especial sobre a Lei Kandir requerida pelo deputado Celso Sabino. A sessão contou com a presença de representantes da Secretaria de Fazenda do Estado do Pará, do Ministério Público,do Tribunal de Contas entre outros setores interessados na discussão. Este foi um assunto muito importante e de esclarecimento à população do que esta lei trata. Opiniões,sugestões e propostas de alterações foram discutidas com a população e autoridades presentes.

Sobre a Lei....

Lei complementar nº 87, que entrou em vigor em 13 de setembro de 1996 no Brasil. Dispõe sobre o imposto dos Estados e do Distrito Federal, nas operações relativas à circulação de mercadorias e serviços – ICMS. A lei Kandir isenta do tributo ICMS os produtos e serviços destinados à exportação, resta ressaltar que este não é o único assunto tratado na lei, seu objetivo é esclarecer e facilitar a execução da Constituição Federal sobre o ICMS.

Legislação

Considerando o ICMS, na LEI COMPLEMENTAR Nº 87 (1996),
Art. 3º O imposto não incide sobre:

II - operações e prestações que destinem ao exterior mercadorias, inclusive produtos primários e produtos industrializados semi-elaborados, ou serviços;

Parágrafo único. Equipara-se às operações de que trata o inciso II a saída de mercadoria realizada com o fim específico de exportação para o exterior, destinada a:

I - empresa comercial exportadora, inclusive tradings ou outro estabelecimento da mesma empresa;
II - armazém alfandegado ou entreposto aduaneiro.

Objetivo

Desonerar do ICMS os produtos (primários e industrializados semi-elaborados) e serviços exportados.

Incentivo fiscal

Estimula os setores produtivos voltados à exportação e favorece o saldo da balança comercial.


Fonte:Enciclopédia livre.

Nenhum comentário:

Postar um comentário