terça-feira, 30 de agosto de 2011

Delegação de parlamentares visita Assembleia Legislativa do Pará

O presidente Manoel Pioneiro e deputados recebem comitiva interessada em aprofundar os acordos bilaterais com o Brasil, especialmente na Amazônia

Belém (29.08) - O presidente da Assembleia Legislativa do Pará, deputado Manoel Pioneiro, recebeu nesta segunda-feira (29), uma delegação de 15 parlamentares alemães que está em visita oficial ao Pará.
A agenda da comitiva inclui a expansão dos negócios nas áreas de mineração, siderurgia e metalurgia, com a possibilidade de parcerias futuras entre o Pará e a Alemanha. Outro segmento que desperta interesse dos alemães é o turismo.

Como se sabe, a Alemanha tradicionalmente dá apoio tecnológico e financeiro a instituições governamentais e não governamentais sediadas na Amazônia, com as quais mantém convênios de cooperação, especialmente com foco em pesquisas sobre meio ambiente, clima e redução do desmatamento.
Para o chefe da delegação alemã, Manfred Zölmer, a visita contribui para mudar a imagem da Amazônia no exterior. Segundo ele, nem sempre essa imagem corresponde à realidade.

O parlamentar alemão acredita que os dois países (Alemanha e Brasil) devem cooperar ainda mais na solução de problemas globais e isso vale não apenas para as florestas, mas também para a concepção de novas políticas de energia sustentável, especialmente neste momento em que a Alemanha tem como meta abandonar a energia nuclear até 2012. “Estamos certos de termos dado a partida inicial para novos horizontes”, afirmou Zölmer.
A comitiva alemã agradeceu a hospitalidade do povo paraense e reafirmou sua disposição em firmar acordos de cooperação para o fortalecimento da educação e do ensino no país. "Pra que isso aconteça, é importante conhecermos melhor a Amazônia", acrescentou Zölmer.

Para o presidente da Alepa, deputado Manoel Pioneiro (PSDB), Brasil e Alemanha são importantes parceiros nos mais diversos setores, mas é preciso ir mais longe nessa colaboração bilateral. “Há espaço para mais. Hoje não é mais possível pensar em um cenário global sem papéis de destaque para Brasil e Alemanha”, ressaltou Pioneiro.
Já o Cônsul da Alemanha em Belém, Paul Steffen, disse que a viagem da comitiva serviu para “apresentar aos parlamentares alemães as potencialidades, oportunidades de investimentos e conhecimento das demandas do Estado do Pará”.

Além do presidente da Alepa, a comitiva oficial de parlamentares alemães também foi recebida pelos deputados estaduais Cássio Andrade (PSB), Gabriel Guerreiro (PV), Júnior Ferrari (PTB), João Salame (PPS), Raimundo Santos e Celso Sabino (PR), Edílson Moura, Bernadete Ten Caten e Zé Maria (PT). A comitiva do parlamento alemão visitou também a cidade de Paragominas, no nordeste do Estado.

César Renato

Nenhum comentário:

Postar um comentário