quinta-feira, 8 de março de 2012

Minhas queridas amigas

Hoje, no Dia Internacional da Mulher, é um bom período para celebrar os avanços e apontar as defasagens na luta pelos direitos das mulheres. Não podemos nos esquecer que a bastante pouco tempo elas tinham direitos de segunda categoria, quando os tinham. Hoje, avançamos cada vez mais para um quadro de igualdade, haja vista a quantidade cada vez maior de mulheres que frequentam a universidade (em alguns locais já são em maior número que o homens) e em geral, estas têm melhor desempenho que o gênero masculino; a luta pela igualdade no mercado de trabalho, apesar de importantes passos, ainda carece de maior equidade; na área da saúde, as mulheres cuidam mais e melhor de si mesmas, ficam menos doentes e morrem mais tarde.

Apesar de um quadro com muitos elementos positivos, o Brasil ainda possui uma mazela social vergonhosa: a violência contra as mulheres, mesmo com a Lei Maria da Penha, ainda persiste como endêmica em todo o território brasileiro, concentrando-se na periferia, entre mulheres negras e pobres. Este é um problema grave e que limita nosso grau civilizatório, mas que, os elementos para resolvê-lo estão dados.
De qualquer forma, feliz Dia Internacional das Mulheres para todas as bravas mães, trabalhadoras e cidadãs brasileiras, sem as quais, nada em nossas vidas seria possível. Um forte abraço!

Um comentário: