segunda-feira, 5 de março de 2012

Deputado Manoel Pioneiro homenageia Edward Cattete Pinheiro

 Para homenagear  Edward Cattete Pinheiro o deputado estadual Manoel Pioneiro (PSDB)  propôs uma Sessão Solene na  Assembleia Legislativa do Estado do Pará  que  foi realizada nesta  segunda-feira (5) para comemorar o centenário do nascimento deste, que foi uma grande personalidade política para o Estado do Pará.

O evento contou com a presença do Conselheiro do Tribunal de Contas do Estado do Pará (TCE) Nelson Chaves,dos filhos do homenageado Milton Cattete Pinheiro e Roberto Cattete Pinheiro e do representante do Tribunal de Justiça do Estado do Pará  (TJE) Walbert Monteiro, entre outras autoridades,familiares e convidados.
 
O deputado Manoel Pioneiro lembrou que Cattete Pinheiro revolucionou o Estado,foi um homem fantástico,foi deputado, foi senador da república e um homem que com certeza trouxe grande influência  para o Estado do Pará , sempre preocupado com o interior,com os mais fracos e com mio ambiente. ."Nós tinhámos que realizar esta sessão para demonstrar que temos um carinho especial pelo passado. A presença da familia,dos parlamentares dessa Casa, e do conselheiro Nelson Chaves ,que era muito amigo de Cattete, veio motivar a realização desta sessão especial , que com toda certeza deu uma diferença enorme.  A presença de muitos deputados  e a presença da familia  demonstrou que nós temos que ter  com a nossa história ,com passado  e com as pessoas que prestaram  serviço a esse Estado um carinho especial ,e neste momento mostramos isso pelo Catete Pinheiro" declarou Pioneiro.

 Quem foi:

Edward Cattete Pinheiro

Nasceu em Monte Alegre (PA), em 27 de fevereiro de 1912. Filho de José Antonio Pinheiro e de Waldomira Cattete Pinheiro. Casou-se em 1948 com Aracoeli Gonçalves Pinheiro, com quem viveu até o final de sua vida. Teve quatro filhos: Moema, Edward, Milton e Roberto.

Formação acadêmica
Como estudante da Faculdade de Medicina do Pará, fundou o Diretório Acadêmico de Medicina, sendo seu primeiro presidente. Foi também redator-chefe do jornal “O Acadêmico de Medicina”, onde se posicionou contra os excessos da ditadura Vargas e em solidariedade aos estudantes mortos durante protestos políticos. Considerado subversivo, foi perseguido, preso e torturado. Obrigado a deixar a Faculdade de Medicina do Pará, em 1935, concluiu seu curso na Faculdade de Medicina de Recife. Nessa ocasião, jurou “continuar lutando pela Democracia, por sua terra e pelo seu povo”. Tal promessa, feita quando esteve prestes a perder a vida, ainda jovem, só foi revelada já próximo ao seu derradeiro dia de vida. Essa “bandeira” lhe acompanhou por toda a vida e em todos os cargos ocupados.

Vida profissional
Iniciada em 1937, como médico do Departamento de Saúde do Pará, exerceu funções nas cidades de Monte Alegre e Breves. Conhecedor das precárias condições sanitárias do interior do Pará, levou assistência médica e social a lugares que jamais haviam recebido um profissional de saúde.
De 1943 a 1944 foi agraciado com uma bolsa de estudos pelo governo dos Estados Unidos da América, onde freqüentou curso de administração rural e estágio médico em saúde pública. Regressando ao Brasil, ao final de 1944, foi incumbido de organizar a Secção de Educação Sanitária do Serviço Especial de Saúde Pública (SESP). Nesse período trabalhou junto aos postos de Saúde da Amazônia e criou os “clubes de saúde”, organizações educacionais com a finalidade de desenvolver programas de educação sanitária escolar.

Funções políticas
Em Monte Alegre, foi prefeito de 1939 a 1943 e de 1948 a 1950.
Após, exerceu temporariamente mandato de Deputado Federal, tendo em 1951 apresentado a emenda que concedeu autonomia à cidade de Belém do Pará, excluindo-a da categoria de base militar.
Foi diretor do Departamento de Saúde do Estado do Pará e, em 1953 promoveu sua reestruturação, sendo criada a Secretaria de Saúde do Estado, sendo seu primeiro Secretário. Como Secretário de Saúde, organizou e participou do Serviço Médico Itinerante, quando populações anteriormente marginalizadas passaram a receber assistência médica e odontológica, medicamentos e noções de higiene, melhorando condições de vida e produtividade.
Foi também professor do Instituto de Educação do Pará, nas cadeiras de Higiene e Educação Sanitária.
Em 1954, foi eleito Deputado Estadual e no ano seguinte tornou-se Presidente da Assembléia Legislativa, o que significou também assumir o cargo de Vice-governador.
No início de 1956, havendo ficado vago o cargo de Governador do Estado, com o fim do mandato do governador Zacarias de Assunção, sem que houvessem novas eleições, assumiu o Governo do Estado para presidir o pleito suplementar. Exerceu o cargo de governador até junho de 1956.
Foi presidente do Diretório Regional do Partido Trabalhista Nacional, no Pará e em 1958 foi reeleito deputado à Assembléia Legislativa do Pará.
Em 1961, tornou-se ministro de da Saúde, no governo do presidente Jânio Quadros. Lançou então a primeira campanha de vacinação anti-pólio com uso da vacina Sabin. Entusiasmado com o sucesso da experiência no Rio de Janeiro, o Dr. Albert Sabin veio prestigiar o evento, já que se cogitava o lançamento de uma campanha de vacinação a nível nacional.
Foi eleito Senador da República no ano de 1962 e reeleito em 1970, cumprindo o mandato até 31 de janeiro de 1979. No Senado Federal, trabalhou intensamente para o progresso da região amazônica.
Em 1968, durante seu primeiro mandato de senador, abraçou a defesa do projeto da casa própria e contribuiu para a aprovação dos projetos de leis destinados à implantação dos mecanismos do Sistema Habitacional Brasileiro. De sua iniciativa surgiram entidades pioneiras na Região Amazônica e no Brasil: a Vivenda - Associação de Poupança e Empréstimo e a Socilar - Sociedade de Crédito Imobiliário. 
Acreditava em um programa de Reforma Agrária para o Estado do Pará e, por iniciativa própria, doou terras recebidas de herança paterna. Sem alarde, efetuou tal doação em 26/01/1981, lavrando-se uma “Escritura de Doação Pura e Simples” das terras de toda a família Cattete Pinheiro, para a Prefeitura Municipal da Estância Hidromineral de Monte Alegre, na ocasião representada pelo Prefeito Municipal, Sr. Antonio Campos Moreira.

Ações empresariais
Ao deixar a vida pública, em 1979, dedicou-se à Vivenda – Associação de Poupança e Empréstimo que prestou valiosa contribuição, especialmente à comunidade paraense, promovendo a construção de novas moradias, o combate ao desemprego e o estímulo à promoção da poupança.
Em 1993, dedicou seus esforços a constituição dos “Parques de Lazer- Empreendimentos Ltda.”, posteriormente alterado para Hotel de Lazer Parque dos Igarapés. Era uma nova maneira de servir ao Pará oferecendo alternativas de lazer e ampliando o mercado de trabalho com ofertas de emprego e de preservar inestimável patrimônio ecológico em Belém.
Durante sua vida Cattete Pinheiro teve ao seu lado sua esposa e eterna companheira Aracoeli Gonçalves Pinheiro - pedagoga, autora de dois livros, além de vários artigos sobre educação e nutrição. Como ela mesma dizia, “Educação sempre fora seu campo preferido, particularmente no sentido social”, e nessa área de atuação deixou os frutos mais vigorosos.
Filhos:  Moema Pinheiro Veloso
              Edward Cattete Pinheiro Filho
              Roberto Cattete Pinheiro
              Milton Cattete Pinheiro
Faleceu em Brasília, em 10/01/1992, ao lado da esposa, filhos, familiares e amigos.
Profissões: Jornalista
                  Servidor Público
                   Médico
Mandatos: Prefeito  -     1939 a 1943
                  Prefeito  -       1948 a 1950
                  Deputado Federal  -       1951 a 1955
                  Deputado Estadual  -       1955 a 1958
                  Governador do Pará -       1956 a 1956
                  Deputado Estadual  -       1959 a 1962
                  Senador  -       1963 a 1970
                  Senador  -       1971 a 1978

 EDWARD CATTETE PINHEIRO
    Nascimento: 27/2/1912
    Natural de: Monte Alegre   - PA
    Filiação: José Antônio Pinheiro
                 e  Waldomira Cattete Pinheiro
    Falecimento: 13/1/1992

Nenhum comentário:

Postar um comentário