segunda-feira, 26 de março de 2012

Encontro dos governadores da Amazônia Legal

 Na manhã desta segunda-feira (26)  aconteceu no Centro de Convenções da Amazônia  (Hangar), em Belém, o encontro de  governadores da Amazônia Legal, cuja pauta versará sobre as ações a serem apresentadas na Rio + 20  .

O objetivo desse prévio encontro é reconhecer as principais iniciativas em andamento e alinhar temas comuns que sejam do interesse de todos os Estados que compõem a Amazônia  Brasileira, bem como elaborar uma agenda conjunta que assinale a contiguidade da Amazônia nesse contexto de sustentabilidade.
       Pará,Amazonas,Acre,Roraima,Rondônia,Amapá,Maranhão,Tocantins e Mato Grosso debateram sobre as questões do desenvolvimento sustentável na região. O objetivo  é avançar na consolidação de uma proposta de política de desenvolvimento integrada, a ser apresentada pelo bloco dos governos da Amazônia Legal durante as conferências da Rio + 20, marcada para o período de 13 a 22 de junho, no Rio de Janeiro.

Esta é a segunda reunião preparatória para a criação da "agenda amazônica". A primeira aconteceu em maio do ano passado e a terceira e última reuniõa,que vai selar a proposta a ser aparesentada conjuntamente pelos governadores da AL,vai ocorrer em maio,no Estado do Acre. A iniciativa de realizar o encontro foi  do governador Simão Jatene

Autoridades presentes: 

Presidente da Assembleia Legislativa deputado Manoel Pioneiro; o vice-governador do Estado Helenilson Pontes, os governadores dos Estados do Mato Grosso ( Sival da Cunha Barbosa); do Acre  ( Sebastião Afonso Viana Macêdo Neves); do Amapá ( Carlos Camilo Capiberibe); de Roraima ( José de Anchieta Júnior) e do Amazonas ( Omas Aziz). Os vices governadores dos Estados de Tocantins ( João Oliveira), do estado de Rondônia (Airton Gurgaez). O secretário Executivo do Minsitério do Meio Ambiente Francisco Gaetani, o subchefe de Assuntos Federativos da secretaria de Relações Institucionais da Presidência da República ( Olavo Alaves); o  assessor institucional da Presidência da Republica  (Júlio Héctor),além dos secretários de estados  de Meio Ambiente  todos os Estados presentes.

Ascom-gabinete

Nenhum comentário:

Postar um comentário