quinta-feira, 22 de dezembro de 2011

Balanço do ano de 2011

Acredito que com certeza o ano foi produtivo.Costumo dizer que essa Casa legislativa nunca mais será a mesma depois de 2011. Tivemos, num primeiro momento, vários problemas nessa Casa: Ministério Público, Polícia investigando, funcionários fantasmas.

Esse foi o momento mais crítico.Depois fizemos o recadastramento dos servidores, tomamos decisões importantes, dentre elas sanar algumas irregularidades e extinguir algumas prerrogativas que existiam na Casa em beneficio de poucos.

Reorganizamos o Controle Interno da Alepa, que estava desativado, para acompanhar de perto compras, licitações, pagamentos, tudo. Isso nunca tinha existido aqui.

Começamos a fazer pregões públicos para contratar novos fornecedores na Assembleia, o que nunca tinha acontecido aqui.
Nesse próximo ano que está vindo aí, 2012, eu deposito muitas esperanças. Para nós, 2012 já começou porque já estamos trabalhando, articulando a construção de uma nova sede para o Legislativo.

No plano interno, estamos dialogando com o sindicato dos servidores; queremos uma parceria muito grande com eles; e esse sentimento não é apenas meu, mas da Mesa Diretora e de todos os deputados.

Portanto, 2012 vai ser um grande ano e nós vamos trabalhar ainda mais para engrandecer e recuperar a credibilidade do Poder Legislativo do Estado do Pará.

2 comentários:

  1. Presidente MANOEL PIONEIRO,

    O balanço da crise vivenciada pela Assembleia Legislativa no ano de 2011, as dificuldades e as ações empreendidas pra solucioná-las, revela um ano marcado pelos escândalos éticos, legado deixado pela gestão que lhe antecedeu.

    A Casa teve que correr a cortina para mostrar e patentear o firme propósito de reencontrar o curso da sua história, restabelecer o compromisso com a moralidade administrativa e resgatar a ética no cumprimento da sua missão constitucional.

    A reconstrução da confiança no ético e eficiente exercício dos deveres institucionais e do papel político-social do nosso Legislativo Estadual, é, portanto, um desafio que se torna maior no ano de 2012. Exige de todos os Deputados e Servidores uma participação mais intensa para que esse projeto se transforme em realidade.

    Estes atores, Deputados e Servidores, devem se engajar e atuar nesse esforço de dignificação e fortalecimento do respeito ao interesse público, à cidadania, ao estado democrático de direito, à causa pública, à construção, enfim, do compartilhamento do sonho de uma gestão cujo desempenho e resultado de suas ações enfrente entre outros desafios, o de resgatar o perfil da confiança na prática da moralidade administrativa, que contém e impõe limites à administração pública.

    Nesse cenário desenha-se a vontade política do presidente, a consciência cidadã dos demais parlamentares e o responsável envolvimento dos servidores de atacar o problema da má gestão, que tantos males tem causado à credibilidade da nossa Assembleia Legislativa.

    Neste momento de grandes esperanças na atual gestão no sentido de virar a página dos escândalos éticos e morais, e de particular expectativa quanto ao futuro da nossa Casa Legislativa, vale servir-se das lapidares palavras de DRUMMOND: "meus olhos são pequenos para ver.../ mas veem, pasmam, baixam deslumbrados".

    Por isso, também, são tão marcantes as célebres e notáveis palavras de Ralph Waldo Emerson, pensador, ensaísta, poeta, conferencista, filósofo e orador norte-americano: "os momentos memoráveis da História devem ser registrados de maneira inequívoca. No sofrimento, nas horas de incertezas, são eles que nos dão o alento, a força, a coragem. A lei que foi ditada, o mar explorado, a terra descoberta, a palavra no momento preciso, a participação intrépida ou a construção pacífica, os sonhos que se transformam em realidade, são valores que fortalecem o caráter e a grandeza de um povo".

    Presidente MANOEL PIONEIRO, renovo minha declaração de fé na proficiência da gestão de Vossa Excelência, que saberá atingir a finalidade da administração, dirigindo atenção aos variados e complexos aspectos de uma organização de porte e grandeza institucional, como é a Assembleia Legislativa, em que, além dos setores de apoio que devem funcionar harmonicamente, existe a preocupação constante de dar à atividade fim, que é, essencialmente, legislar, o máximo de qualidade e de presteza, a fim de que o Poder Legislativo, aliado ao Governo do Estado, possa contribuir para a construção de uma sociedade mais justa e igualitária, construída não sob o paradigma da utopia, mas do desenvolvimento humano, da transformação da utopia em realidade. E que, não obstante as dificuldades decorrentes da situação grave por que passou nossa instituição no ano que finda, os obstáculos haverão de ser vencidos, inspirando a confiança que o Poder Legislativo sempre teve dos que a ele recorrem.

    Não posso, contudo, deixar de referir e dar ênfase, ao fato de que é certo que os homens passam e, no dizer de Hariou, as instituições ficam para sempre. Mas, para que estas não pereçam ou se deteriorem, necessitam da seiva humana, dependem daqueles que a impulsionam e vivificam.

    FELIZ FESTAS!

    JOÃO CARLOS RUFINO E SILVA, Técnico Legislativo da Assembleia Legislativa do Estado do Pará.

    ResponderExcluir
  2. Presidente MANOEL PIONEIRO,

    Ao revisar o texto do comentário postado, esclareço a Vossa Excelência a intenção dos votos externados:

    FELIZ NATAL e BOAS FESTAS DE ANO NOVO!

    Abraços,

    João Carlos Rufino e Silva.

    ResponderExcluir