terça-feira, 24 de abril de 2012

Senado aprova projeto de Flexa que garante recursos para ampliação de telefonia móvel

A Comissão de Ciência e Tecnologia do Senado aprovou no mês de março em caráter terminativo, o projeto de autoria do senador Flexa Ribeiro(PSDB/PA) que assegura a possibilidade de aplicação dos recursos do Fundo de Universalização dos Serviços de Telecomunicações (Fust) para programas de ampliação da cobertura do serviço de telefonia móvel.

A lei do Fust (Lei 9.998/2000) previa investimento exclusivo na universalização da telefonia fixa, o que foi corrigido pelo projeto de Flexa Ribeiro ao incluir também como destino desses recursos o Serviço Móvel Pessoal (SMP), como é classificado nas telecomunicações.


De acordo com as regras estabelecidas através de acordos entre operadoras e a Agência Nacional de Telecomunicações basta 80% da área urbana de um município dispor de telefonia móvel para que seja considerado coberto pelo serviço, o que prejudica as regiões mais afastadas do Brasil e distantes do distrito sede do município, bem como as áreas rurais, notadamente no interior do País.

"Os recursos do fundo são muitas vezes contingenciados e utilizados em outros propósitos, como o pagamento de juros da dívida. O projeto possibilita a universalização da telefonia móvel para o cidadão brasileiro", enfatizou Flexa.

Com informações da Liderança do PSDB no Senado

Nenhum comentário:

Postar um comentário