segunda-feira, 21 de maio de 2012

Entrevista com Manoel Pioneiro


Com mais de 20 anos de vida pública, Pioneiro já foi vereador, prefeito de Ananindeua,vice-prefeito de Belém, deputado estadual , agora, presidente da Assembleia Legislativa do Estado do Estado Pará e pela vontade popular pode voltar se se candidatar a prefeito de Ananindeua,inclusive mais de oito partidos do município já lançaram o parlamentar como pré-candidato.

 Em conversa com uma emissora de TV, o deputado revelou um pouco da experiência que acumula como chefe do executivo estadual e parlamentar, e as mudanças que há pouco mais de 1 ano vem acontecendo em sua gestão.


O que tem  mudado em sua gestão deputado ?


É um prazer estar falando com todos os telespectadores do programa. Pegamos uma Assembleia tumultuada no ano  de 2011, mas Deus nos abençoou muito  e no final do ano conseguimos avançar bastante  e hoje nós podemos  dizer que conseguimos mudar algumas coisas na Assembleia. Como exemplo disso podemos citar o plano de carreiras e salários, uma histórica bandeira dos funcionários da Casa, que reconhecem as mudanças e sabem que caminhamos no ritmo possível, com o objetivo de garantir sua dignidade, pois, aumentando sua auto estima, ganha a Assembléia, ganha a população.


Outro grande desafio que conseguimos enfrentar a contento foi o dilema sobre a situação dos trabalhadores temporários, problema que vinha se arrastando a décadas. Estamos operando para que ninguém sofra injustiças, já que a responsabilidade pela morosidade com que foi tratado o problema não é de responsabilidade destes trabalhadores.Hoje nós podemos dizer que a Assembleia está bem, temos cerca de 45 milhões  em caixa economizados com vistas à construção do novo prédio para a Assembleia. Este é um clamor coletivo, dos deputados, funcionários e população que é atendida.

Garanto que o respeito e a eficiência, que tem marcado minha gestão, continuem até o fim  deixando claro que aqui sou porta voz de uma verdadeira equipe, composta pela mesa diretora e os funcionários que viabilizam o cotidiano que luta diariamente para que a ALEPA tenha cada vez mais credibilidade e inserção popular.

Tratamento sem distinção de partido é uma marca da sua gestão,o senhor atende a todos, mantendo um clima de respeito no parlamento. Como conseguiu isso?

 Veja bem.. Nós temos um compromisso com a sociedade,  mas  também temos um compromisso com os deputados, fui eleito por eles. Cada um e uma aqui representa  uma ideologia,um partido ,e representa a população de um modo geral. Quando fui eleito presidente da Assembleia ,o fui por quase todos os partidos com a exceção do Psol  que se absteve , então já prova que nós temos legitimidade. Então eu não posso pensar aqui  só no PSDB que é o meu partido, mas penso de uma forma geral em todos os deputados  que é isso o meu dever como presidente da Casa ,trabalhar pensando que o poder não é meu ,que a presidência não é minha e nem é do PSDB ,é uma presidência voltada para todos os deputados e a população paraense.

 E isso se reflete no plenário com cerca de 90% de quorum  nas sessões,não é mesmo deputado?

 Realmente, deste ponto de vista, tivemos o maior salto qualitativo da história da ALEPA, cumprindo nossa missão de discutir e legislar sobre os principais temas da atualidade e de interesse de nosso estado. Esta  é a maior missão dessa Casa e é por isto que seremos cobrados. Conseguimos romper com o pragmatismo eleitoral, que transformava em normal o esvaziamento nos anos eleitorais. Já estamos em maio, de ano com eleições municipais, e mantemos o ritmo de reuniões, sessões e atendimento.  

 
 Além da presidência, sua atuação como deputado continua. O senhor tem um dia reservado da semana para atender a população,propõe audiências e sessões especiais de interesse da população. Como o senhor consegue conciliar essa agenda?

Atendo a todos parlamentares, cumprindo minha função e buscando a resolução dos dilemas  presentes em nosso desenvolvimento mas não deixo de atender a população ,as comunidades e ao povo mais carente,aqueles que me procuram eu tenho  por obrigação de responder. Sou presidente deste poder, e também deputado,além disso gosto de atuar não só em Ananindeua, mas também em Belém ,onde a gente sempre teve  uma votação expressiva,em 2006 foram  quase  14 mil. Além disso, é fundamental que eu consiga estar presente em todo o estado, e, para tanto, temos trabalhado incansavelmente.

 Falando em municípios , como  parlamentar  qual  a sua opinião em relação aos motaxistas, trabalhadores que estão lutando pela classe e pela legalização?

Em primeiro lugar, devemos tratar quem busca formas de trabalhar como trabalhadores. Os motoristas de vans e mototaxistas encontraram uma forma de ganhar dinheiro por conta de uma falha do sistema público, que é responsável pelos transportes. Eles estão trabalhando e querem fazê-lo dentro da legalidade. Mas também precisamos constatar que existem regras básicas de segurança que precisam ser atendidadas quando nos propomos a realizar o transporte de pessoas. Esse equilíbrio entre fazer o que é certo e garantir que as pessoas tenham oportunidade de exercer um trabalho justo e dentro da legislação, é o nosso trabalho.
Mas, para além disso, precisamos construir a possibilidade de ter uma transporte público de massa que esteja no mesmo nível de desenvolvimento de nossa região, garantindo maior agilidade no deslocamento das pessoas, com conforto e segurança.


Fonte: Edição e produção da entrevista: Assessoria de Comunicação Gab/DepManoelPioneiro

4 comentários:

  1. Parabéns, Presidente Pioneiro.
    Um abraço com admiração,
    Deputado Fernando Coimbra

    ResponderExcluir
  2. Parabéns Presidente... Que Deus possa lhe abençoar cada vez mais em todo seu trabalho!

    ResponderExcluir
  3. Os servidores efetivos são dignificados pela Liderança de Vossa Excelência, Deputado Manoel Pioneiro, porque na sua gestão não se ignoram a construção de uma dada realidade nem as modificações históricas do seu tempo, e por isso mesmo - movido pelo espírito crítico e uma postura de autêntico homem público - Vossa Excelência sente as necessidades sociais compreendendo a dimensão dos fatos no sentido de transformar a realidade, estabelecendo a sua postura através de uma ética de valores, com destacado compromisso político-institucional para com a sociedade. As dificuldades são superadas com imaginação, dedicação, ampla visão e trabalho sério, construtivo, calçado no espírito público, qualidades que têm norteado a motivação maior da gestão de Vossa Excelência na Presidência do Poder Legislativo do nosso querido Pará.

    JOÃO CARLOS RUFINO E SILVA, Técnico Legislativo da Assembleia Legislativa do Estado do Pará.

    ResponderExcluir
  4. Parabéns, ilustre Presidente Pioneiro. Confiamos que até o final de sua gestão grandes conquistas ainda serão alcançadas na Alepa. Que Deus abençõe a sua caminhada.

    ResponderExcluir