terça-feira, 25 de outubro de 2011

Conferência de saúde mobiliza muita gente e mostra avanços do governo

Promovida pelo Conselho Estadual de Saúde (CES), com apoio do governo do Estado, por meio da SESPA, A conferência Estadual de Saúde reuniu mais de 800 pessoas no seminário PIO X em Ananindeua.Com o tema “Todos usam o SUS! SUS na Seguridade Social, Política Pública, Patrimônio do Povo Brasileiro”, a Conferência teve o objetivo de discutir e elaborar as propostas do Pará a serem levadas à 14ª Conferência Nacional de Saúde. Foi uma oportunidade para gestores, usuários, trabalhadores e prestadores de saúde refletirem que ainda existem muitos municípios que têm grande dificuldade para atender seus habitantes e oferecer segurança alimentar e saúde, elementos básicos para garantir a prevenção às doenças básicas e proporcionar que mais pessoas tenham suas necessidades de atendimento resolvidas.

Quem mais precisa da saúde pública é o pobre o carente. A maioria das pessoas que tem uma renda regular, hoje em dia, acaba conseguindo aderir a um plano de saúde, portanto, o sistema público de saúde é parte integrante do processo de elevação da qualidade de vida do povo paraense. Além disso, a pessoa mais carente precisa ser bem atendida, ou seja, precisa ter certeza de que sua cidadania está sendo plenamente respeitada, pois, é esta certeza que fornece a dignidade que tem direito.

Hoje nós precisamos de solidariedade, precisamos dar as mãos. O governo Federal, ao longo dos anos, diminuiu sua responsabilidade, transferindo-a aos munícipios. Por nossas caminhadas por este grande estado, vimos pessoas pedindo de joelhos pela volta do Governador Simão Jatene. E agora estamos apresentando nossa resposta, nossas ações, todas elas, serão no sentido de amadurecer nosso sistema público de saúde, transformando-o em exemplo para todo o país.

Exemplo disso é a criação de mais 35 (trinta e cinco) centros de hemodiálise, aproximando as pessoas que mais precisam deste tratamento indispensável para suas vidas. Estas pessoas não têm que suplicar por suas vidas, pela saúde, mas sim ter suas dificuldades suavizadas, pois já sofrem diariamente por conta de suas enfermidades.

Nenhum comentário:

Postar um comentário