quinta-feira, 15 de setembro de 2011

Um momento histórico importante

A ALEPA vive um de seus momentos históricos mais importantes, são deputados de todo o Estado com opiniões dos mais diversos matizes com relação ao plebiscito que se avizinha, sobre a criação, ou não, dos novos Estados de Carajás e Tapajós.Temos vários deputados cada um com um pensamento. Uns com a idéia de criar o Estado do Tapajós,outros de criar o Estado de Carajás e outros contra a divisão do Estado.

Assim como o Governador Jatene, assumirei uma postura isenta, no sentido de garantir que o debate seja encaminhado da forma mais plural e democrática possível. O que está em jogo é o melhor futuro para todos nós e quero que esta discussão tenha o mais alto nível, alcançando o máximo de lares paraenses.Com ou sem divisão a ALEPA continuará um espaço onde a diversidade e a reflexão se encontram para construir um destino.

Hoje (15) quinta-feira no auditório João Batista tivemos uma sessão especial com um rico debate, que tratou sobre o tema e contou com a a presença de deputados estaduais e federais,secretários de Estado,vereadores,prefeitos entre outros.Vamos com certeza trabalhar como um magistrado,conduzindo a discussão e não permitindo excessos, seja da situação ou oposição, seja dos que são contra ou a favor da divisão do Estado. Portanto, minha opinião como parlamentar ficará em segundo plano, submetida à tarefa que assumi junto ao legislativo estadual.

A ALEPA sofreu muito nos últimos meses por conta de falta de compromisso de alguns com a ética e o respeito pela história deste parlamento. Este é o momento de ajudar a desmontar esta imagem negativa que ficou instalada em parte da sociedade, transformando esta legislatura no farol que guiará as discussões, tanto em forma, quanto em conteúdo, no momento mais importante da história contemporânea de nosso Estado.

9 comentários:

  1. É muito engraçado pessoas que não tem compromisso nenhum, agora brigar pela divisão do Estado do Pará, isto por que existem interesses próprios, não coletivos. Se pararmos pra pensar realmente na catástrofe que seria a Divisão, ficaríamos de cabelo em Pé. Então: NÃO á SEPARAÇÃO.Pará ESTRELA Solitária que Brilha mais ALTO.E queremosa continuar brilhando.

    ResponderExcluir
  2. MENSAGEM AO PRESIDENTE MANOEL PIONEIRO:

    "Nosso medo mais profundo não é o de sermos bons o suficiente. Nosso medo mais profundo é o de sermos poderosos além das medidas. Por isso, nos perguntamos: quem somos para nos considerar brilhantes, maravilhosos, talentosos e fabulosos? na verdade, quem não somos? Estamos todos aqui pra irradiar, como fazem as crianças, e a medida que a nossa luz brilha nos cabe possibilitar e dar condições pra que outros brilhem também."

    Presidente, faço uma profissão de fé na sua capacidade de revitalizar a gestão da Assembleia Legislativa e de afirmá-la diante das exigências de novos tempos.

    Um forte abraço!

    João Carlos Rufino e Silva, Técnico Legislativo da Assembleia Legislativa do Estado do Pará.

    ResponderExcluir
  3. Presidente Manoel Pioneiro,

    Por toda parte e em todos os tempos, entre a ambição e o desprendimento, o homem tem se revelado sempre o mesmo. Temos que aceitar com realismo, sem espantos ou lamentações inúteis, as suas contradições.

    Se quiséssemos eliminar ou desconsiderar a constante humana de mediocridade, de baixeza e de misérias morais, teríamos que apagar tudo o que o homem criou na face da terra e fugir até ao convívio quotidiano das ruas.

    Todavia, não é essa "constante medíocre" o que nos deve impressionar mais e influir em nossas atitudes, em nossas decisões, mas sim a "outra" constante do homem: a de serenidade, de nobreza, de valor; sua capacidade de remover montanhas para a prática do bem e de construir para o futuro com abnegação e heroísmo.

    Esquecer ou ignorar essas qualidades superiores é ignorância, má fé e derrotismo mórbido.

    A história está repleta, grosseiramente, do jogo tempestuoso de paixões individualistas, de rivalidades, de parcialidades, de personalismos e de odiosidades.

    Na verdade, quando observamos, julgamos e decidimos coisas humanas, é preciso ter em vista as características essencialmente contraditórias da natureza do homem, cujas tendências e cujas paixões, desde épocas imemoriais, oscilaram sempre entre o bem e o mal.

    Urge que se restaure e se restabeleça a confiança do povo na gestão da Assembleia Legislativa, que deve inspirar o bem comum, numa real identificação com os interesses e as aspirações populares, reajustando, remediando, sarando os ferimentos, estimulando as reações sadias de recuperação dos valores éticos, criando novos estímulos ao trabalho em comum, que restaure, concretamente, a dignidade da Instituição e, sobretudo, que se faça retornar o compromisso com as reivindicações populares mais profundas, dentre as quais a de honestidade com a gestão do dinheiro público, estabelecendo-se um novo estilo de administração cuja máxima seja a de servir, com excelência, a sociedade, em contraposição e rebeldia ao modelo pelo qual o gestor se serve a si mesmo, que transfigura, desvirtua em proveito próprio, a gestão, cujo compromisso, reitere-se, não sendo demais relembrar, deve ser sempre o de servir ao povo, com ética e honestidade.

    Presidente MANOEL PIONEIRO faço fé, torço, confio, que a gestão de Vossa Excelência consertará os desacertos que geraram a situação difícil de desgaste, desesperança e de incredulidade da Assembleia Legislativa diante do povo, cuja confiança e respeito devem ser priorizados, a fim de que se reconquiste o apoio da opinião pública, sem a qual o Poder Legislativo tende a se isolar dos cidadãos, que ele encarna e representa.

    Confio, PRESIDENTE, na sua capacidade de superação e na sua vontade e determinação política para resgatar a dignidade histórica do nosso Poder Legislativo.

    Presidente MANOEL PIONEIRO, me permita concluir essa manifestação de fé, de confiança e de respeito, com uma das muitas eminentes lições de sapiência, bom senso e aguçada sensibilidade política e social do líder peemedebista nessa Casa, Deputado PARSIFAL PONTES, abaixo literalmente transcrita:

    “"Eu tenho dito que as coisas têm mudado no Brasil e aqueles que teimarem em usar métodos de ontem arriscam o hoje e já perderam o amanhã." (Parsifal Pontes).

    Carinhoso abraço!

    João Carlos Rufino e Silva (Técnico Legislativo da Assembleia Legislativa do Estado do Pará)

    ResponderExcluir
  4. Acho que o senhor deveria explicar melhor o porque de não demonstrar sua opinião. Entendo sua postuta como chefe do legislativo,porém, melhor explicar para as pessoas..

    ResponderExcluir
  5. Parabéns presidente... Sua postura como sempre é de se elogiar. Claro que o senhor não pode tomar partido caramba. Tantos deputados om tantas opiniões diferentes, um a favor,outros contra jé pensou se o senhOR DIZ QUE É A FAVOR..? E os que s1ào contra vão falar o que? Te bombardiar,é claro. Acredito que sua ajuda seja no esclarecimento para as pessoas saberem os prós e contras das duas coisas.. Amadeu,as suas órdens

    ResponderExcluir
  6. Texto muito bem escrito deputado.. Parabésn! Sônia

    ResponderExcluir
  7. Eu quero saber com é que vai acabar com aquela roubalheira na alepa,caro deputado?

    Cap. Ludogero

    ResponderExcluir
  8. Parabens Presidente!

    Seria bom tambem explicar pra sociedade porque o senhor continuou/continua pagando o Robgol, o senhor poderia calar a boca de todos monstrando o Diario Oficial!!!

    Abracos!

    ResponderExcluir