quarta-feira, 31 de agosto de 2011

A Alepa tem o papel ,mais importante a ser desempenhado na preparação deste histórico plebiscito que vem por aí e temos de estar à altura deste papel.

É aqui onde as forças políticas regionais, das mais diversas ideologias se encontram. Espaço em que a democracia tem de ser levada até as últimas consequências. Assumiremos esta tarefa honrados, mas cheios de responsabilidade. Tenho opinião sobre o tema, mas não intercederei, como presidente que sou, a favor de nenhuma delas, pelo contrário, meu papel é fazer com que a discussão seja o mais aberta e transparente possível, provocando-a, se necessário.

Outra questão importante, queremos ser parceiros da Justiça Eleitoral e movimentos sociais para a construção de espaços de esclarecimento sobre o tema,com o máximo de profissionalismo e isonomia, dando exemplo de excelência para todo o Brasil e fortalecendo os laços entre as duas esferas de poder.

Quanto aos movimentos, estamos abertos a visita das entidades estudantis, sindicais, associações de moradores e ONGs e todos que tem interesse no tema para discutir o tema e apoiar as boas iniciativas, trazendo a sociedade civil organizada para o debate.

terça-feira, 30 de agosto de 2011

Pioneiro preside sessão especial de combate à homofobia


A sessão especial de combate à homofobia nesta segunda-feira (29), no auditório João Batista,na Alepa contou com a presença do deputado Manoel Pioneiro que presidiu a sessão. Muitas autoridades e representantes de vários órgãos, como Secretaria de Estado de Saúde, Conselho Estadual da Diversidade Cultural, Conselho Nacional da Diversidade Sexual, SEJUDH – Secretaria de Estado de Justiça e Direitos Humanos, DPE – Delegacia de Polícia Especializada, deputados entre outros.
A sessão especial foi iniciativa do Deputado Edilson Moura (PT) e contou com todo o apoio da Assembléia Legislativa.

Delegação de parlamentares visita Assembleia Legislativa do Pará

O presidente Manoel Pioneiro e deputados recebem comitiva interessada em aprofundar os acordos bilaterais com o Brasil, especialmente na Amazônia

Belém (29.08) - O presidente da Assembleia Legislativa do Pará, deputado Manoel Pioneiro, recebeu nesta segunda-feira (29), uma delegação de 15 parlamentares alemães que está em visita oficial ao Pará.
A agenda da comitiva inclui a expansão dos negócios nas áreas de mineração, siderurgia e metalurgia, com a possibilidade de parcerias futuras entre o Pará e a Alemanha. Outro segmento que desperta interesse dos alemães é o turismo.

Como se sabe, a Alemanha tradicionalmente dá apoio tecnológico e financeiro a instituições governamentais e não governamentais sediadas na Amazônia, com as quais mantém convênios de cooperação, especialmente com foco em pesquisas sobre meio ambiente, clima e redução do desmatamento.
Para o chefe da delegação alemã, Manfred Zölmer, a visita contribui para mudar a imagem da Amazônia no exterior. Segundo ele, nem sempre essa imagem corresponde à realidade.

O parlamentar alemão acredita que os dois países (Alemanha e Brasil) devem cooperar ainda mais na solução de problemas globais e isso vale não apenas para as florestas, mas também para a concepção de novas políticas de energia sustentável, especialmente neste momento em que a Alemanha tem como meta abandonar a energia nuclear até 2012. “Estamos certos de termos dado a partida inicial para novos horizontes”, afirmou Zölmer.
A comitiva alemã agradeceu a hospitalidade do povo paraense e reafirmou sua disposição em firmar acordos de cooperação para o fortalecimento da educação e do ensino no país. "Pra que isso aconteça, é importante conhecermos melhor a Amazônia", acrescentou Zölmer.

Para o presidente da Alepa, deputado Manoel Pioneiro (PSDB), Brasil e Alemanha são importantes parceiros nos mais diversos setores, mas é preciso ir mais longe nessa colaboração bilateral. “Há espaço para mais. Hoje não é mais possível pensar em um cenário global sem papéis de destaque para Brasil e Alemanha”, ressaltou Pioneiro.
Já o Cônsul da Alemanha em Belém, Paul Steffen, disse que a viagem da comitiva serviu para “apresentar aos parlamentares alemães as potencialidades, oportunidades de investimentos e conhecimento das demandas do Estado do Pará”.

Além do presidente da Alepa, a comitiva oficial de parlamentares alemães também foi recebida pelos deputados estaduais Cássio Andrade (PSB), Gabriel Guerreiro (PV), Júnior Ferrari (PTB), João Salame (PPS), Raimundo Santos e Celso Sabino (PR), Edílson Moura, Bernadete Ten Caten e Zé Maria (PT). A comitiva do parlamento alemão visitou também a cidade de Paragominas, no nordeste do Estado.

César Renato

segunda-feira, 29 de agosto de 2011

Pioneiro prestigia os 28 anos da Igreja Cristã Evangélica



O presidente da Assembleia Legislativa,participou,neste sábado(27), no bairro da Cidade Nova 4 em Ananindeua,dos 28 anos de aniversário de organização da Igreja Cristã Evangélica , pastoreada por Abraão Rego e Antônio José Batista. O templo da Igreja esteve tomado por fiéis e convidados.

Na cerimônia o pastor agradeceu a presença do deputado Pioneiro e orou junto com todos os fiéis por sua caminhada.Para o deputado,a fé é um importante elemento no cotidiano das pessoas. Pioneiro, por sua vez, realça a contribuição que toda religião sadia pode dar para a construção do caráter e da cidadaniada pessoas.

Segundo o pastor Antônio José Batista a igreja Cristã tem um papel fundamental de passar os valores ensinados por jesus. Além disso o pastor conta que a igreja mantêm projetos sociais como o "Bola de Rua" e a " Escola Bíblica de Férias,".

Em relação a presença do deputado e presidente da Assembleia Manoel Pioneiro,o pastor Abraão Rego ressaltou que:"Pioneiro é uma pessoa que fala com todos. Não importa a posição social, ele vai na casa das pessoas,em aniversários,qualquer lugar. Ele não fabrica personalidade,é espontâneo. Uma pessoa que não tem tempo e assim mesmo veio nos prestigiar,muitos políticos talvez não fariam isso".

sexta-feira, 26 de agosto de 2011

Nota de esclarecimento

Caros amigos esse espaço é muito importante para que todos saibam a verdade. Por isso segue alguns esclarecimentos..

A Assembleia Legislativa do Estado do Pará comunica que os servidores efetivos Daura Hage, Rosana Barletta e Sandro Rogério Nogueira Matos estão afastados de suas funções por meio de ato da Mesa Diretora datado do dia 16 de agosto do corrente.

O afastamento se deu nos termos do artigo 29 do Regime Jurídico Único dos Servidores, que diz:

Art. 29. - O servidor preso em flagrante, pronunciado por crime comum, denunciado por crime administrativo, ou condenado por crime inafiançável, será afastado do exercício do cargo, até sentença final transitada em julgado.
§ 1º Durante o afastamento, o servidor perceberá dois terços da remuneração, excluídas as vantagens devidas em razão do efetivo exercício do cargo, tendo direito à diferença, se absolvido.
§ 2º Em caso de condenação criminal, transitada em julgado, não determinante da demissão, continuará o servidor afastado até o cumprimento total da pena, com direito a um terço do vencimento ou remuneração, excluídas as vantagens devidas em razão do efetivo exercício do cargo..

O comparecimento dos referidos servidores ao trabalho, após a data de edição do ato, é vedado, nos termos da lei.


quinta-feira, 25 de agosto de 2011

Grande festa na inauguração da nova sede do PSDB de Ananindeua

No dia em que inaugurou sua nova sede,o PSDB de Ananindeua reuniu nesta quarta-feira (24) presidentes estaduais de vários partidos políticos,deputados estaduais,vereadores,filiados,dirigentes partidários,vice-prefeitos,pré-candidatos e centenas de amigos e simpatizantes do partido tucano.

O presidente da Assembleia Legislativa Manoel Pioneiro que chegou lado de vários deputados agardeceu a presença de todos e ressaltou a importância e o apoio das siglas partidárias para proporcionar o desenvolvimento do Estado doPará.

Os arredores da sede ficaram lotados e com a presença de inúmeros convidados, o presidente do partido municipal Antônio Roberto apresentou a todos, com grande festa, a nova sede estadual do PSDB. Dotada de salas, inclusive um grande espaço para reunião, "o partido está muito bem estruturado",disse.

O máximo das presenças – sem desmerecer todos que lá se encontravam e principalmente deputados estaduais, foi a do presidente da Assembléia Legislativa do Estado Manoel Pioneiro, que ao chegar recebeu o carinho de mais de 500 pessoas que lotaram as dependências da nova sede do PSDB Ananindeuense.

Não teve quem não comentasse a quantidade de convidados e, claro, a força de Pioneiro de reunir representantes de outras agremiações políticas e um número significativo de deputados estaduais e baluartes da política paraense. Apesar de amplo, o espaço da nova sede do PSDB ficou pequeno para abrigar todos os presentes que, dando um jeitinho e outro, acomodaram-se para participar.

Fotos abraços,apertos de mão e um enorme carinho da população de Ananindeua com o deputado Pioneiro foi o roteiro do início ao fim da festa da inauguração da nova sede. Incansável Pioneiro ainda recebeu os novos filiados e abonou diversas fichas dos novos filiados.

quarta-feira, 24 de agosto de 2011

Pioneiro prestigia abertura da Semana do Contabilista no Hangar


O presidente da Assembleia Legislativa do Pará, deputado Manoel Pioneiro, participou na noite desta terça-feira (23/08) no Hangar - Centro de Convenções e Feiras da Amazônia, da abertura da Semana do Contabilista. Na ocasião o presidente do Conselho Federal de Contabilidade (CFC), Juarez Domingues Carneiro, foi homenageado com a entrega do título honorífico de Cidadão do Pará.

A entrega do título de Cidadão do Pará ao presidente do CFC foi proposta pela deputada Nilma Lima (PMDB/PA). Segundo ela, o projeto de lei foi apresentado à Assembleia Legislativa e aprovado pelos parlamentares paraenses. "Para a prática de sua atividade profissional, o contador necessita ter formação cultural sólida e diversificada, pois os pareceres, os relatórios e as demonstrações contábeis realizadas sob sua responsabilidade são elementos indispensáveis à orientação e à fundamentação de decisões tomadas pelos dirigentes de empresa, tanto públicas quanto privadas", afirmou Nilma Lima.

Para o presidente da Alepa, a entrega do título de Cidadão do Pará ao presidente do CFC é um grande reconhecimento que a profissão contábil tem hoje no Brasil inteiro. "Esta é uma justa homenagem a uma pessoa que tem contribuído com o desenvolvimento e com o aumento da visibilidade do nosso estado e, ainda, tem se empenhado em apoiar o Conselho Regional de Contabilidade do Pará sempre que necessário", disse Pioneiro.

Agradecendo à concessão do título, Juarez Carneiro afirmou: "Sinto-me muito honrado em fazer parte de um povo ordeiro, trabalhador e acolhedor. Estarei habitando, não fisicamente, mas com meu coração na bela e próspera Belém, que é a capital do segundo maior estado brasileiro. Agradeço aos parlamentares estaduais pela especial deferência que me concedem e aos contabilistas paraenses e belenenses que integram o dinâmico CRC, pelo carinho que sempre me dispensaram".

19º Congresso Brasileiro de Contabilidade - A ser realizado em agosto de 2012, em Belém, o 19º CBC deverá reunir cerca de cinco mil contabilistas brasileiros na capital paraense e projetará nacionalmente e internacionalmente a imagem da cidade.

O evento também contou com a presença das deputadas estaduais Nilma Lima e Simone Morgado (PMDB), do prefeito municipal de Mojú (Iran Lima), entre outras autoridades.

terça-feira, 23 de agosto de 2011

Pioneiro é o convidado especial do evento "Jovem Empresário 2010"


Deputado Manoel Pioneiro foi um dos convidados especiais do evento prêmio Jovem Empresário 2010. Escolhido pelo Conselho de Jovens Empresários (Conjove) o comunicador Marcelo Marque foi o premiado como o Jovem Empresário do ano em questão.O evento é uma iniciativa do Conselho de Jovens Empresários (Conjove) da Associação Comercial do Pará.

Na ocasião Pioneiro fez um discurso ressaltando a importância de Jovens Empresários para o crescimento do Estado e do País.“Receber este título é um reconhecimento e um incentivo para que mais jovens sigam esse caminho, o caminho da livre iniciativa, do trabalho e da independência pessoal e profissional"disse.

Pioneiro também parabenizou Marcelo, pelo título e pelo compromisso que como jovem empresário tem com o desenvolvimento no Estado do Pará. O evento contou ainda com uma apresentação do comediante Nelson da Capitinga que divertiu personalidades, políticos e empresários paraenses presentes no evento.



sábado, 20 de agosto de 2011

Dia do Maçom homenageia Simão Jatene


No dia 20 de agosto,dia consagrado ao Maçom e 84 anos de criação da Maçonaria foi comemorado no Grêmio Literário Português,o Dia do Maçom, uma bela solenidade, que atingiu mais de 300 Irmãos da região Metropolitana de Belém; Dentre os presentes, o Grão-Mestre Geral, sereníssimo José Nazareno Nogueira Lima.O auge da solenidade foi a brilhante comenda entregue ao Excelentíssimo Sr Governador do Estado Simão Jatene, que recebeu calorosos aplausos durante muito tempo.

Além da preseça do deputado Manoel Pioneiro e do Governador Simão Jatene estiveram presentes Generais,representantes da MP-PA, representantes do Corpo Diplomático, o ,representantes da procuradoria geral,oficiais militares,entre outras autoridades e membros da maçonaria.

"É um prazer participar desta comemoração um momento festivo principalmente por ser homem publico há 22 anos.Um momento também de felicidade ver o governador ser homenageado.Um homem que quando vê o mau uso do dinheiro público fica indignado, quando vê desigualdade social fica indignado,uma pessoa que quando estava fora do governo e nada podia fazer pelos mais fracos se juntava aos deputados para fazer algo.Essa comenda é a certeza que teremos mais quatro anos de progresso. Parabéns a loja maçônica, Parabéns ao governador,”. disse em sue discurso o deputado Manoel Pioneiro.

Para o Grão Mestre José Nazareno Nogueira Lima esse evento representa o auge das comemorações feitas durante o ano. “Esse como sempre,dia 20 de agosto, é uma data nacional, e hoje aproveitamos para homenagear o governador Simão Jatene com a maior honraria que a grande loja tem. Além disso fiquei muito feliz com a presença do presidente Manoel Pioneiro pela importância que é presidir uma casa que representa o povo,e nós estamos aqui para apóia-lo, inclusive na sua luta de moralização do poder legislativo. Já manifestei através da loja maçônica que estamos com ele nesse momento", disse.

quinta-feira, 18 de agosto de 2011

INAUGURAÇÃO DA SEDE DO PSDB EM ANANINDEUA

O PSDB é um partido forte e organico, principalmente no Pará, onde foi responsável pelos momentos de maior êxito na instalação de políticas públicas, com os 12 anos de Governo tucano, que foram interrompidos, mas voltaram a gora através da vitória nas eleições de 2010,com nosso governador, Simão Jatene.

Neste sentido, podemos nos orgulhar de sempre mantermos uma sede do diretório municipal em Ananindeua, oferecendo para todas as pessoas que concordam conosco, que admiram nosso trabalho, um ponto de referência de nossa visão política.

Neste momento, estamos inaugurando um novo espaço, que funcionará no bairro do Guajará, em sua avenida principal.Este fato tem grande relevância pois as pessoas querem saber aonde está o partido, nos visitar, fazer críticas, elogios e participar dos debates, e nós ficamos uns seis meses em prédio que não oferecia o merecido conforto para nossa militância e dirigentes. Agora este problema não existe mais, além de bem visível,o PSDB ANANINDEUA está mais acessível e preparado para as batalhas do futuro próximo.

PSDB-PA CRESCIMENTO ORGÂNICO, COM VISÃO AGREGADORA

O PSDB-PA está crescendo, se organizando e apontando novos rumos para o estado, com mais filiações, candidatos a vereador, nós queremos ter candidato a prefeito em todo o Pará, chegando a cerca de 90% (noventa por cento) dos municípios com candidatura própria. Nos maiores colégios eleitorais, como Ananindeua e Santarém nós teremos candidatos orgânicos, com chances reais de vitória.

Mas mesmo pensando no crescimento do PSDB, não esquecemos que temos parceiros, aliados, que quando estão bem posicionados, devem ser privilegiados por nós, criando um ambiente de mais unidade e confiança. Este é o caso de Castanhal, onde Màrcio Miranda tem todas as chances de tornar-se o novo administrador principal e Santarém, onde Lira maia exerce inegável liderança. Na mesmo linha, em Marabá devemos indicar o vice na chapa que Tião Miranda acena que construirá.O apoio a estes três quadros da política paraense são a prova de que o PSDB, mesmo querendo crescer, sabe que não o fará sozinho, respeita a diversidade e a correlação das forças.



segunda-feira, 15 de agosto de 2011

Parabéns aos 116 anos de Abaetetuba



O deputado e presidente da Assembleia Legislativa Manoel Pioneiro participou ao lado do governador Simão Jatene,na manhã desta segunda-feira(15),do aniversário de 116 anos de emancipação do município de Abaetetuba.

Logo na chegada Pioneiro visitou o hospital de abaetetuba juntamente com o governador e diversos deputados. Após as visitas as autoridades discutiram com a prefeita francinete carvalho as providências que deveriam ser tomadas no hospital.

A praça central foi o palco das comemorações pelo aniversário da cidade.

sábado, 13 de agosto de 2011

Troca de Comando no Corpo de Bombeiros Militar do Pará



Ocorreu no início da manhã do dia 11-08,sexta-feira,no Quartel do Comando Geral do Corpo de Bombeiros a troca de comando da coorporação Militar do Pará.Saiu o coronel Luis Cláudio Sarmanho Costa, que exerceu o comando por cerca de oito meses,e assumiu o Coronel Hegésipo Donato Teixeira Júnior .

Prestigiaram o evento o presidente da Assembleia Legislativa deputado Manoel Pioneiro e Raimunda Noronha, presidente do Tribunal de Justiça do Pará. Secretários de Estado, como Alice Viana (Secretaria de Estado de Administração) e Luiz Fernandes Rocha (Secretaria de Estado de Segurança Pública) também estiveram presentes.O governador Simão Jatene foi representado pelo vice-governador Helenilson Pontes. .

Para o novo comandante a meta é a valorização dos profissionais em termos de desempenho e também reerguer o Corpo de Bombeiros em termos de equipamento viaturas.“É muito importante essa confiança que o governador está dando para a administração do Corpo de Bombeiros.Nosso lema é a união em prol da população,da união do efetivo,planejar parcerias da iniciativa privada,goveno federal e nós faremos de tudo para reerguer o Corpo de Bombeiros novamente”,disse.

Pioneiro destacou a atuação do Corpo de Bombeiros no pronto atendimento à população da capital, Região Metropolitana de Belém e aos municípios do Estado, nos momentos de adversidade, além do trabalho realizado em parceria com a Defesa Civil do Estado. “Os Bombeiros têm desenvolvido um trabalho exemplar, em parceria com a Defesa Civil, não só nos momentos de adversidade, mas a todo o momento em que a população está precisando eles estão sempre prontos para atender. Portanto, fica o nosso apreço e o nosso reconhecimento que não são apenas do Poder Legislativo, do Executivo ou do Judiciário, mas de toda a nossa gente”, afirmou Manoel Pioneiro.

Assessoria de Comunicação

Novo comando no Corpo de Bombeiros Militar do Pará

Ocorreu no início da manhã do dia 11-08,sexta-feira,no Quartel do Comando Geral do Corpo de Bombeiros a troca de comando da coorporação Militar do Pará.Saiu o coronel Luis Cláudio Sarmanho Costa, que exerceu o comando por cerca de oito meses,e assumiu o Coronel Hegésipo Donato Teixeira Júnior .

Prestigiaram o evento o presidente da Assembleia Legislativa deputado Manoel Pioneiro e Raimunda Noronha, presidente do Tribunal de Justiça do Pará. Secretários de Estado, como Alice Viana (Secretaria de Estado de Administração) e Luiz Fernandes Rocha (Secretaria de Estado de Segurança Pública) também estiveram presentes.O governador Simão Jatene foi representado pelo vice-governador Helenilson Pontes. .

Para o novo comandante a meta é a valorização dos profissionais em termos de desempenho e também reerguer o Corpo de Bombeiros em termos de equipamento viaturas.“É muito importante essa confiança que o governador está dando para a administração do Corpo de Bombeiros.Nosso lema é a união em prol da população,da união do efetivo,planejar parcerias da iniciativa privada,goveno federal e nós faremos de tudo para reerguer o Corpo de Bombeiros novament”,disse.

Para o deputado Manoel Pioneiro atualmente existe um sentimento de obrigação em participar ativamente da corporação do Corpo de Bombeiros.”tendo em vista que todos nós precisamos de uma coorporação forte que com certeza principalmente os mais necessitados”.

quarta-feira, 10 de agosto de 2011

Em defesa da ética e em busca da verdade

Recebemos a prestação de contas referentes ao mandato da
ex-governadora Ana Júlia,com a responsabilidade de analisar e julgar. Algumas
coisas que destoavam do modo de operação regular dos recursos
públicos, referentes à aplicação dos 366 milhões e mais os 100
milhões que seriam investidos no "Ação Metropole".

Nós achamos por bem não colocar na conta pra julgamento e vamos pedir
a comissão de finanças que devolva as contas ao Tribunal tendo em vista essa novidade de 16 notas duplicadas que somam 77 milhões.

É evidente que temos que saber aonde é que foram parar os outros 77 milhões e com isso nós vamos mandar retornar ao Tribunal de Contas do Estado todas as contas. Já está inclusive combinado com o presidente do orgão para que ele possa rever e tomar as providências necessárias, e se for o caso, contar a auditoria e fazer até diligência no caso de um levantamento mais aprofundado .

Essas são as medidas que estamos tomando no momento para que
possamos passar tudo a limpo,o que interessa à todos os cidadãos de bem. "Não cabe a mim julgar precipitadamente ninguém, nem na esfera legislativa, nem na executiva,
mas é parte de minha função identificar possíveis desvios e torná-los
públicos, e é exatamente o que estou fazendo, tendo em vista os
problemas identificados em períodos passados na ALEPA".

Fica claro no relatório apresentado que a ex-governadora pode ter
desrespeitado a letra da constituição na forma como o empréstimo,
autorizado pela casa que atualmente presido, foi executado, alguns
percentuais claramente não foram observados. Por conta disso, vamos
mandar retornar ao Tribunal de Contas do Estado para nova avaliação,
mais profunda e detalhada, que nos dê segurança para qualquer medida
que venhamos a tomar.

segunda-feira, 8 de agosto de 2011

Mais uma inauguração do Governo para a população


O deputado Manoel Pioneiro participou junto com o governador Simão Jatene da inauguração da Praça dos Três Poderes, na avenida São Benedito, e da Feira do Produtor, às margens do rio Mojuim, na rua Floriano Peixoto, no centro da cidade de São Caetano de Odivelas.

O novo espaço de lazer da cidade foi construído pela Secretaria de Estado de Obras Públicas (Seop), durante sete meses. O titular da Seop, Joaquim Passarinho, explicou que, embora a emenda, de sua própria autoria, para a construção da praça tenha sido aprovada na gestão anterior, as obras só tiveram início no atual governo. “Até o início deste ano, o que existia no local era um espaço abandonado, ocupado como depósito de lixo”, informou o secretário.

O governador Simão Jatene foi recebido por centenas de populares, que o seguiram em caminhada tanto na inauguração da Praça quanto da Feira Municipal.

sexta-feira, 5 de agosto de 2011

Assembleia Legislativa promove curso para melhorar a gestão da casa


Cerca de 40 chefes de departamento participaram do curso de “Controle Interno na Administração Pública” que foi promovido pela Escola do Legislativo da Assembleia em parceria com o Tribunal de Contas do Estado realizada na Sala da Escola do Legislativo.

O Curso foi ministrado pelo analista do TCE Leônidas Monteiro Castro que destacou a importância dos servidores estarem atualizados nesta área. “ Na minha avaliação os servidores estão bem qualificados e motivados e isso rendeu aproveitamento no curso com interação e troca de experiências,”declarou.

Para o diretor da Escola do legislativo Neuracyr Sebastião Chaar o curso foi uma continuidade de um projeto já iniciado do primeiro semestre de capacitar os servidores. “ É uma missão da Escola realizar estes cursos sobretudo os que são mais envolvidos no controle interno.

O deputado Manoel Pioneiro deu todo apoio para a realização do curso visando trabalhar internamente a economicidade. Ele lembrou a importância de os gestores conhecerem o início,o meio e o fim de cada tarefa administrativa.

quinta-feira, 4 de agosto de 2011

Começa o segundo semestre com muito trabalho

Nossa missão é consolidar a Assembléia Legislativa do Estado do Pará numa casa,cada vez mais democrática e aberta aos interesses gerais da população,garantindo que nosso cotidiano sirva exemplarmente aos objetivos que a sociedade tinha quando elegeu este conjunto de parlamentares para cumprirem seus mandatos e legislar em favor da população ao mesmo tempo fiscalizando o poder executivo e suas incumbências.

Neste sentido já temos uma proposta concreta que está em pleno funcionamento, que é a Assembléia Itinerante, além de manter o apoio que temos dado às pesssoas mais carentes através dos serviços do Centro de Atendimento ao Cidadão-CAC, ampliando, desta forma, nossa relação com a parte da sociedade que mais precisa de nós.

Nossa relação com o legislativo municipal tem que ser maior e mais forte, trazendo e discutindo suas demandas e aprimorando as formas de discussão de pautas que se complementem, ajudando na integração estadual e diminuindo o trabalho feito, por muitas vezes, duas vezes.

Precisamos deixar claro qual o papel de cada esfera do legislativo. A construção de uma desta interface é, sem sombra de dúvidas uma das partes mais importantes de nosso trabalho enquanto legisladores. Vamos nos aproximar mais das câmaras municipais nesse segundo semestre e participar mais ativamente com o governador do Estado nos quatros cantos do Pará.

Quero ter como marca de nossa gestão a austeridade e o zêlo com a administração pública pela qual somos responsáveis, faço questão de dizer que a economia feita nos primeiros meses de administração já nos garantirá chegar até o dia 30 de agosto devolvendo ao Estado recursos para a segurança e saúde. Portanto, algumas coisas desse tipo é nossa pauta objetivando que a Assembléia seja uma Instituição séria e com compromisso com a população e com os deputados estaduais também, aproximando realmente das pessoas mais carentes.

Esta foi a marca de nossa campanha e quero prestar conta de tudo que prometi, claro que para isso conto com a participação de toda a Mesa Diretora, escutando todas as lideranças partidárias, assim como as entidades representativas.

E para todo nosso Estado eu só quero dizer uma coisa: nós confiamos plenamente na administração do governador Simão Jatene. Temos um pacto com o judiciário,com o Ministério Público. Ainda temos problemas nesta casa mas vamos passar tudo a limpo. Tenho fé em Deus que a população do Estado do Pará irá se orgulhar dos nossos deputados. Um grande abraço a todos e que possamos ficar de mãos dadas.

Parlamentares aprovam reajuste salarial de servidores estaduais

Os deputados aprovaram, por maioria dos votos, o reajuste do vencimento-base dos mais de 130 mil servidores públicos e o soldo dos militares ativos e inativos do Pará em percentuais de 6,31%, repondo a inflação acumulada nos últimos 12 meses, ficando assim inalterados os valores praticados a título de abonos salariais. O pagamento deste reajuste está sendo praticado na folha salarial desde abril passado e, caso não fosse votado em tempo hábil, poderia ser suspenso.

A exceção foi garantida pela mensagem do Executivo, reajuste no mesmo percentual de 6,31%, aos abonos GEP e FUNDEB do pessoal do Grupo de Magistério e o Abono Extraordinário do Grupo Ocupacional da Policia Civil e Militar e, ainda, reajuste das gratificações pela atividade de motorista, de plantão e de sobreaviso.

O reajuste aprovado é o primeiro praticado na gestão do governador Simão Jatene e recebeu a abstenção dos deputados que compõem a bancada do Partido dos Trabalhadores. Estavam cinco presentes na sessão.

Ascom-Alepa

terça-feira, 2 de agosto de 2011

Posse dos secretários especiais no Hangar reúne vários deputados

Nesta terça-feira,2,o Governador do Estado Simão Jatene empossou os cincos secretários especiais que vão ficar à frente da nova estrutura administrativa do Governo Estadual. A solenidade aconteceu no Centro de Convenções da Amazônia,o Hangar e contou com a presença de mais de 15 deputados estaduais,além de várias pessoas ligadas ao governo e poder judiciário.
Em virtude da abertura dos trabalhos na Casa legislativa a organização do evento atrasou um pouco o horário da cerimônia de posse para contar com a presença dos deputados, que foi destacada logo no início do discurso do governador Simão Jatene."Foi uma grande alegria mudar o horário deste evento,sem a Assembleia nossas dificuldades seriam muito maiores. Em nome do deputado Manoel Pioneiro queria agradecer a presença de todos os deputados estaduais,parceiros importantes no esforço de reconstrução do nosso Estado,” ressaltou o governador.
Com a nova mudança na administração estadual,Jatene disse que será possível ter um foco para resolver a pluralidade de problemas existentes em uma administração pública.“ Se não tivermos cuidado a administração se enrola,precisamos ter foco.Os secretários especiais terão um grande desafio,” explicou o governador”
Em seu discurso Pioneiro disse que “essa nomeação vai contribuir para o crescimento do Estado. Parabéns ao governador pelas medidas tomadas.Desejo aos novos secretários especiais ,que na realidade não são tão novos assim, são pessoas competentes capacitadas e experiêntes, que possam continuar desenvolvendo o Estado do Pará. Essa nova medida vai fazer com que o Governo ande mais.A alepa está à disposição e vamos andar de mãos dadas,"disse.

O presidente da Alepa também ressaltou a importância do trabalho legislativo na condução do Governo. " Ao começar o semestre, a Assembleia já teve um quórum de 35 deputados na sessão ordinária de hoje,isso é muito importante. “Cumprimos nosso papel nesse primeiro semestre e já estamos começando o segundo com uma agenda positiva," finalizou.
Assinaram os termos de posse o vice-governador Helenilson Pontes, que estará à frente da Secretaria de Gestão. O chefe da Casa Civil, Zenaldo Coutinho, na Secretaria da Proteção Social. Nilson Pinto, ex-secretário de educação, será o responsável pela Secretaria de Promoção Social. Sérgio Leão e Sidney Rosa - que tiveram as suas secretarias extintas - coordenarão a Secretaria de Infraestrutura e Logística para o Desenvolvimento Sustentável e a Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Incentivo à Produção, respectivamente. Já a Secretaria Extraordinária para Assuntos Institucionais será ligada diretamente à Simão Jatene, ficará sob a responsabilidade de Antônio José Costa de Freitas Guimarães.

segunda-feira, 1 de agosto de 2011

Pioneiro prestigia encerramento da 43ª Expofac – Feira Agropecuária de Castanhal


O deputado Manoel Pioneiro, participou neste domingo (11/09), ao lado do governador Simão Jatene, do prefeito de Castanhal Hélio Leite, do secretário estadual de agricultura Hildegardo Nunes, do secretário estadual de proteção social Zenaldo Coutinho, do deputado estadual Márcio Miranda (DEM) e do deputado federal Wladimir Costa (PMDB-PA), do encerramento da 43ª Expofac – Feira Agropecuária de Castanhal, no parque de exposições Pedro Coelho da Mota.

Cerca de 200 expositores mostraram o que possuem em equipamentos, máquinas e implementos destinados ao homem do campo. Este ano a diretoria da Expofac apostou na venda de maquinários para a piscicultura, uma atividade que vem crescendo bastante na região, assim como na criação de gado em confinamento, acompanhando a onda verde que aos poucos toma conta do nordeste paraense, evitando desmatar e aproveitando as áreas já abertas ou degradadas.


Promovido pelo Sindicato Rural de Castanhal, com a previsão de volume de negócios em torno dos R$ 7 milhões, e a presença de pelo menos 150 mil pessoas, o evento que movimenta o mundo do agronegócio na região Nordeste do Pará, já é considerado um dos maiores do segmento na região Norte. Além das atrações próprias de um evento voltado à produção rural, a 43ª Expofac contou com leilões de animais, rodeio, provas de tambor e de laço, parque de diversões e o show de encerramento com a banda Aviões do Forró.