terça-feira, 27 de abril de 2010

PSDB, um Partido sólido e coerente com seus princípios



O PSDB, neste vigésimo aniversário de fundação, é reconhecido perante a sociedade brasileira e paraense como um Partido sólido e coerente com seus princípios, alicerçado na democracia, na ética, no pacto federativo e na inconformidade com a injustiça social.



Participaram de sua fundação, em 25 de junho de 1988, quase 1.200 pessoas, entre as quais destaco Franco Montoro, Mário Covas, José Serra, Geraldo Alckmin Filho, Afonso Arinos, Robson Marinho, Artur da Távola, Euclides Scalco, Pimenta da Veiga, Sérgio Motta e o nosso líder Almir Gabriel, entre outros.



Em 1989, apresentou para concorrer à Presidência da República um candidato dos mais respeitados da política brasileira: o inesquecível Mário Covas, tendo como vice presidente Almir Gabriel, que obtiveram quase oito milhões de votos - 11,52% dos votos válidos em um pleito com 22 candidatos, o primeiro realizado após 20 longos anos de ditadura.



Em 1994 elegeu Fernando Henrique Cardoso, Presidente da República, reeleito em 1998, cujo governo inscreve como grandes realizações, a estabilização da economia brasileira, a Lei de Responsabilidade Fiscal e a modernização da gestão pública. Como a inflação elevada penaliza os mais pobres, a estabilização da economia, que acabou com a inflação, foi o maior feito de justiça social legado aos brasileiros nas últimas décadas.



A criação das agências reguladoras trouxe enormes benefícios à população, à medida que tornou possível à grande maioria dos brasileiros o acesso à comunicação por telefone.



No Pará, os doze anos de governo tucano foram decisivos na história do desenvolvimento do Estado. Iniciado pelo Governador Almir Gabriel, eleito em 1994 e reeleito em 1998, cumulando avanços decisivos com o Governador Simão Jatene, eleito em 2002.



As transformações começaram com o equilíbrio das contas públicas, que possibilitou grandes investimentos nas áreas de transporte, energia e saneamento. Os tucanos tiveram a coragem e a competência de romper com um modelo de economia baseado na exportação de produtos primários; implantando uma economia diversificada, baseada em três grandes vertentes: incentivo ao turismo, à agroindústria e à verticalização da produção mineral.



Nos governos tucanos foram realizadas obras que mudaram o Pará para melhor, dentre as quais: a Macrodrenagem da Bacia do Una, em Belém, o maior projeto de saneamento em áreas urbanas na América Latina; a Alça Viária, integrando as regiões sudoeste e oeste em único modal de transporte; o novo Aeroporto de Belém; o novo Estádio Olímpico do Pará; o Feliz Lusitânia, que recuperou parte do patrimônio arquitetônico, artístico e histórico do Pará; o Mangal das Garças; a Estação das Docas; o Hangar Centro de Convenções; 5 mil Km de estradas para assegurar o escoamento da produção; a Tramoeste, que levou energia de Tucuruí até Santarém, Itaituba e Altamira; as novas Usinas Termoelétricas do Marajó e na margem esquerda do Amazonas. Começamos um processo de valorização dos municípios, nunca antes visto, processo conhecido como Municipalização do Desenvolvimento; sem falar dos Hospitais Regionais que revolucionaram a saúde no estado.



Os doze anos de gestão tucana no Pará construíram mais que obras. Edificaram um sentimento comum em todo paraense: a recuperação da auto-estima e a certeza de que o Pará tinha um rumo certo. O orgulho de ser paraense.



A bandeira de lutas do PSDB está viva na defesa do meio ambiente, das reforma política e tributária, da segurança pública, da saúde, no combate à corrupção. Para tanto, conta com seis Governadores de Estado, treze Senadores e 59 Deputados Federais. No Pará, particularmente, o partido conta com dois senadores, três Deputados Federais, dez Deputados Estaduais, dezenas de Prefeitos e Vereadores.



É importante, neste momento, deixar o registro da passagem dos vinte anos do PSDB, partido comprometido com a ética na política e na administração pública, e que veio para contribuir com a melhoria no desenvolvimento social e na qualidade de vida do povo paraense e do Brasil.



Deixo aqui meus cumprimentos aos ex-dirigentes do PSDB, companheiros: Ronaldo Barata, Fernando Cavalcante, Paulo Elcídio e Cézar Colares, assim como aos saudosos Homobono e Sérgio Maneschy, exemplos de conduta tucana. À JPSDB e ao PSDB Mulher, o reconhecimento à militância que nos oxigena e sustenta a crença dos nossos ideais sociais democratas. Viva o PSDB! Viva o povo brasileiro! Viva a Social Democracia Brasileira!


Senador FLEXA RIBEIRO
Presidente PSDB/PARÁ